GLOBO JEEP
Comemoração de 1,5 milhão de motores E.Torq produzidos no Brasil pela Jeep e Fiat

Comemoração de 1,5 milhão de motores E.Torq produzidos no Brasil pela Jeep e Fiat A fábrica do Grupo FCA em Campo Largo, no Paraná, comemorou esta semana a incrível marca de 1,5 milhão de motores da família E.Torq produzidos. Comprada em março de 2008 pela Fiat, a unidade é a responsável pela produção dos motores 1.6 e 1.8 que equipam alguns carros da Fiat e da Jeep.
“A planta de Campo Largo é um centro de excelência na produção de motores e um ativo fundamental para a estratégia da FCA não somente no Brasil, mas globalmente”, afirmoa Antonio Filosa, presidente do Grupo para a América Latina. Atualmente a fábrica concentra cerca de 400 colaboradores em todos os seus turnos.
Entre os principais carros equipados com os motores da família E.Torq estão Fiat Argo, Toro, Cronos, Palio Weekend e Jeep Renegade. Além disso, a fábrica também exporta motores para Argentina, Itália e Turquia.

Tritec
Para quem não se lembra, a fábrica de motores paranaense não foi construída pela Fiat e sim pela parceria entre a BMW e a Chrysler, então prestes a se tornar parte do grupo Daimler. Isso ocorreu em 1997 e o objetivo era fornecer motores de 1.4 e 1.6 litro de quatro cilindros a gasolina para modelos da Mini e da Chrysler como PT Cruiser e o sedan Neon. Os primeiros propulsores foram produzidos em 2003 e a fábrica da Tritec, como era chamada, só durou alguns anos até que em 2008 a Fiat adquiriu as instalações. Ironicamente, Campo Largo voltou a fornecer motores para modelos da Chrysler, nesse caso, Jeep, anos mais tarde.

Publicado em: 03/10/2019

REDES SOCIAIS

Curta e Siga @GloboJeep