GLOBO JEEP
É importante revisar seu veículo

É importante revisar seu veículo A conquista do seu carro próprio é uma das etapas da vida que mais aguardamos. É uma verdadeira “declaração de independência”, mudando a maneira com que nos relacionamos com a vida urbana moderna.

Mas, como todo bem, é necessário ter alguns cuidados básicos e constantes com nosso carro. Afinal, investimos uma boa parte de nossos esforços e dinheiro nele. Por isso é de extrema importância fazer a revisão do carro periodicamente e evitar problemas maiores, que podem trazer grandes transtornos e prejuízos.

Quem ama, cuida

Podemos comparar o veículo com o corpo humano, afinal ambos são máquinas complexas. A diferença, grosso modo, é que o carro é feito de partes metálicas, peças e engrenagens, enquanto nosso corpo é composto por células, tecidos e órgãos.

Sabemos bem o que acontece quando não nos alimentamos direito, não dormimos o suficiente e levamos uma vida desregrada, não é mesmo? Aparecem doenças e problemas de todo o tipo, e o corpo parece não funcionar mais da mesma maneira. A mesma coisa acontece com o carro: se não cuidarmos diariamente e não fizermos as revisões periódicas, o tempo de vida do equipamento e seu valor diminuem muito, além de comprometer sua segurança no trânsito.

Check-up automotivo

A maioria das montadoras recomenda que seja feita uma revisão do carro a cada 10 mil quilômetros ou seis meses de uso – o que acontecer primeiro. É muito importante respeitar esse período e criar a cultura de que não se deve levar o carro no mecânico apenas quando ele apresentar defeitos. Se isso acontecer, significa que algo está errado já há algum tempo e que com certeza vem prejuízo pela frente.

Em um procedimento básico de revisão veicular são feitas diversas verificações em todos os sistemas do carro, que dirá qual é o estado geral do equipamento. Motor, freios, correia e itens de segurança são minuciosamente inspecionados, e também é feita a troca dos fluidos (óleo do motor, dos freios) e dos filtros (ar e combustível). Quanto mais rodado o veículo, mais acessórios vão entrando na lista: amortecedores, velas e cabos de vela, sistema de arrefecimento, dentre outros.

Levar o veículo regularmente para a revisão traz muitos benefícios: aumenta a vida útil do equipamento, evita desvalorização, diminui as chances de o carro deixar você “na mão” quando mais precisar, evita gastos desnecessários com reboques, consertos, peças e até mesmo com multas, pois muitos componentes do carro têm de estar obrigatoriamente em bom estado por determinação legal!

Cuidados diários

Não pense que você só deve pensar na saúde do seu carro quando estiver próximo da data de revisão programada. Todos os dias você deve cuidar da manutenção do seu veículo. Mas como? Com medidas simples, como checar os níveis de água (muito cuidado: só faça isso com motor frio), do óleo (também com o motor frio) e a calibragem dos pneus. Tudo isso ajudará seu carro a ter uma saúde de ferro, sempre!
Publicado em: 26/07/2017

REDES SOCIAIS

Curta e Siga @GloboJeep