GLOBO JEEP
Mais um Recorde para o Grand Cherokee Trackhawk

Mais um Recorde para o Grand Cherokee Trackhawk Depois de se ter tornado no SUV mais potente do mundo, o Jeep Grand Cherokee Trackhawk conquistou agora mais um recorde, o de SUV mais rápido no gelo.

Com 717 cv extraídos de um 6.2 V8 Supercharged (sim, o mesmo dos Hellcat) o Jeep Grand Cherokee Trackhawk é o SUV mais potente do mundo, sendo capaz de atingir os 290 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em 3,7s. Mas isso é no asfalto, o que acontecerá se o pormos à prova no gelo?
Para descobrir, a Jeep levou um Grand Cherokee Trackhawk até ao lago Baikal, na Rússia para participar nos “Speed Days of the Baikal Ice Motor Sports Festival”, um evento anual que se realiza desde 2011 no remoto lago russo no qual, nos últimos oito anos, foram batidos mais de vinte recordes em várias categorias de veículos.
Para assegurar as melhores hipóteses de alcançar um recorde, o Grand Cherokee Trackhawk viu itens desnecessários serem retirados do seu interior e recebeu apenas a quantidade de combustível mínima indispensável para as tentativas que ia levar a cabo. O porquê de tudo isto? Perder o máximo de peso possível.


O recorde do Grand Cherokee Trackhawk

Depois de levados a cabo todos os preparativos, o Grand Cherokee Trackhawk fez-se à “pista” coberta por uma fina camada de água. A tração foi assegurada pelo sistema de tração integral Jeep Quadra-Trac, sendo que a travagem em condições de tão fraca aderência ficou cargo do sistema de travagem Brembo com que o SUV conta de série.


Quanto ao recorde em si, de acordo com os dados da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Federação Russa do Automóvel (RAF), as duas entidades responsáveis pela aferição das velocidades alcançadas no evento, o Grand Cherokee Trackhawk alcançou uma velocidade máxima de 280 km/h.

Já a velocidade média alcançada ao longo de 1 km ficou-se por uns não menos impressionantes 257 km/h com partida lançada, enquanto que a velocidade média após uma partida com arranque parado (no espaço de 1 km) ficou acima dos 100 km/h.


Publicado em: 07/05/2019

REDES SOCIAIS

Curta e Siga @GloboJeep